
Livio Tragtenberg
email: liviotragtenberg@gmail.com
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Instalação Multimídia
Jardim de Letras
Instalação poético-sonora
Instalação sonora e visual que apresenta através de oralizações – das mais diferentes formas e agregando recursos sonoros – a literatura brasileira em diferentes momentos e dicções.
Da poesia a crônica, ao conto e ao romance.
Estabelecendo pontes com a poesia da música popular, com o improviso da embolada, com temas da atualidade. Enfim, fazendo dialogar os diferentes registros que fazem parte da tradição cultural brasileira em sua diversidade.
A proposta da curadoria é criar blocos de leituras que se estruturam a partir de diferentes parâmetros. O objetivo principal é apresentar ao público, a literature oralizada de forma dinâmica e viva.
Dessa forma, ora o parâmetro é o gênero literário como por exemplo, relatos curtos em forma de crônica, micro-contos, causos. Ou por exemplo, por recorte histórico como no caso da poesia concreta, abordada desde os primórdios até o reflexo em autores contemporaneos.
Combinando autores de diferentes épocas a partir de um recorte temático , o que se busca é uma apresentação viva da literatura oralizada, sobretudo, convidando o público a percorrer a diversidade da flora das letras no convívio com o espaço aberto onde os sistemas de som estão instalados.
Não se perde a perspectiva de expor ao público a criação literária brasileira através dos tempos, temas e gêneros, fazendo de forma subliminar a apresentação extensiva dessa história.
Trata-se de uma proposta curatorial não-linear, que busca reunir e transmitir através das oraliações e de recursos sonoros complementares, a literatura como um convite a reflexão, a surpresa e ao prazer da escuta.
A cada dois meses um elenco de textos e autores são selecionados a partir de um genero ou tema.
Bloco I – Relatos curtos, a crônica, o micro-conto, a poesia minuto. Luis Aranha, Oswald de Andrade, Mario Quintana, Clarice Lispector, Ricardo Aleixo, Moacyr Scliar , Luis Fernando Verissimo, entre outros.
Bloco 2 – A poesia concreta, o verbivocovisual – textos de Augusto e Haroldo de Campos, Decio Pignatari, Pedro Xisto, Ronaldo Azeredo, Walter Silveira, Paulo Miranda, Omar Khouri, entre outros.
Bloco 3 – As narrativas espontâneas da tradição oral em diferentes perspectivas. De emboladores, a contadores de causos de diferentes regiões do pais do Sul, Minas Geraes, como Geraldinho Nogueira (1918-1993), do Nordeste, como Patativa de Assaré e imigrantes como Juó Bananere, e também a prosa poética de Guimarães Rosa, Mario Palmério, João Cabral de Melo Neto,entre outros.
Bloco 4 – O soneto e a lirica do amor - Vinicius de Moraes, Drummond (Ao amor antigo), Cacaso, Ana Cristina César, Pedro Nava, entre outros.
Bloco 5 – Poesia e musica – trocas de influencias – Edgard Braga, Arnaldo Antunes, Gregorio de Mattos, Torquato Neto, Mario Faustino, Sousândrade, Paulo Leminski, entre outros.
Bloco 6 A literatura da Rede, letras na Internet e os novos autores que se utilizam da internet e das redes sociais não apenas como espaço de divulgaçao de seus trabalhos, mas que dialogam com o ambiente virtual e suas especificidades. Autores como Marcelo Ariel, Carla Diacov, Flavio Amoreira, Marcelo Sahea, entre outros.
Equipe
Curadoria e coordenação geral de produção – Livio Tragtenberg
Gravação de vozes, edição e mixagem– Franco
Efeitos sonoros – Livio Tragtenberg
Assistente de produção e montagem – Wellington Tibério
Forão convidadas 04 locutores para as gravações dos textos, sendo uma voz masculina, uma feminina, de terceira idade e uma infantil.